Categorias

Nexus 5 será o primeiro smartphone com câmera MEMS: a mais rápida em um telefone

Registros de logs vazados já mostraram que o Nexus 5 terá uma câmera de 8 megapixels, mas o que isso tem de tão importante ou incrível? De acordo com novos rumores, essa seria a primeira câmera de um tipo chamado MEMS. A sigla enigmática significa sensor microeletromecânico, que faz a câmera focar sete vezes mais rápido do que as que estão no mercado atualmente. 

O tempo de captura extremamente rápido permite uma sucessão de disparos e se o objeto não estiver se movendo muito, você será capaz de fotografar primeiro e ajustar o foco mais tarde, como em uma câmera Lytro. Seja dia ou noite, uma câmera MEMS trava o foco em uma fração de segundo e é múltiplas vezes mais rápida do que as câmeras atuais.

O segredo da tecnologia estava escondido em logs do Nexus 5, onde pode ser vista a menção de um componente conhecido como imx179, existente na fabricação de câmera MEMS.

Componente do sensor foi achado em log do Nexus 5
Componente do sensor foi achado em log do Nexus 5

A tecnologia MENS dispensa recursos que até então eram considerados top de linha, como o BSI, que captura imagens em ambientes pouco iluminados e o OIS, estabilizador ótico de imagens. Basicamente, o sensor utiliza força eletroestática para tirar fotos, o que diminui a quantidade de componentes e transforma a câmera em uma máquina de auto-foco super veloz e energeticamente eficiente.