Categorias

Nike apresenta nova versão de gadget que incentiva usuários a fazer exercícios

Gadget da Nike que incentiva usuário a fazer exercícios ganha nova versão
Gadget da Nike que incentiva usuário a fazer exercícios ganha nova versão

Em um evento realizado em Nova York, a Nike apresentou uma nova versão do FuelBand. Chamado inicialmente de FuelBand SE, o novo “rastreador de capacidades” traz novas variações de cor e representa o primeiro update “não-estético” desde a introdução do gadget.

Para os não-familiarizados com o dispositivo, o FuelBand é uma pulseira que fornece aos usuários uma leitura de quantos passos foram dados durante o trajeto, e um cálculo de “combustível” que utiliza uma métrica criada pela Nike, que realiza os cálculos baseado no seu nível de atividades através de coisas como caminhar, correr, jogar bola, e etc. A empresa não informa muito bem como chega a esse número, mas não parece ser algo extremamente científico, e a intenção do aparelho na verdade é ser um incentivador às práticas esportivas.

O novo produto tem um design similar à versão original, mas aparece em versões vermelha, rosa e amarela. O dispositivo possui uma pulseira de borracha que se ajusta ao pulso dos usuários em diferentes tamanhos. Essa edição pretende ser melhor em encorajar usuários a se mover, e é mais difícil enganar a pulseira. A Nike informa que fazer coisas como socar aleatoriamente o ar não vai fazer o seu “Fuel score” aumentar, de acordo com o site CNET. Essa informação dá a entender que o aparelho terá uma habilidade melhor de diferenciar atividades como ciclismo e remo, por exemplo.

O novo hardware da Nike é à prova d’água, sendo possível utilizá-lo, por exemplo, em uma piscina, e possui um bom algorítimo de detecção de movimentos. O aparelho conta com lembretes  para incentivar os usuários a realizar exercícios, e agora há um atalho que permite que o usuário acesse o relógio batendo duas vezes no aparelho.

O FuelBand SE utiliza Bluetooth 4.0, o que deve facilitar a sincronização de dados, e permitir uma melhor utilização da bateria. Há também um redesign no aplicativo, com gráficos informativos mais granulares. A nova métrica de Fuel-por-minuto oferece uma visão da sua intensidade média, ao invés de apenas totais cumulativos das atividades.

O FuelBand SE é compatível apenas com o iOS, da mesma forma que a primeira versão. Contudo, usuários que não utilizam o sistema móvel da Apple podem visualizar os resultados a partir de um computador. Além disso, a Nike lançou o “Fuel Lab”, um programa de 12 semanas que visa o desenvolvimento de integração entre as APIs e SDKs do Nike+ e NikeFuel, e oferecerá US$ 50 mil para as 10 empresas que forem escolhidas para participar do programa.

O FuelBand SE estará disponível a partir de 6 de novembro, juntamente com o aplicativo para iPhone. O aparelho custará US$ 149, e inicialmente estará disponível apenas nos EUA, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha e Japão. A pré-venda do dispositivo começou hoje.