Categorias

Nikon quer mudar o conceito de câmeras para competir com smartphones

O presidente da Nikon, Makoto Kimura, afirmou nesse final de semana que pretende desenvolver produtos projetados especificamente para combater e capitalizar sobre a ascensão das câmeras de smartphones.

Para Kimura, a “rápida expansão” dos dispositivos móveis é uma mudança no ambiente de negócios e a tarefa da empresa daqui para frente é “encontrar uma resposta para essa mudança”. O executivo não quis dar mais detalhes, mas indicou que a Nikon pode ter que desenvolver radicalmente diferentes produtos, a fim de disputar espaço com concorrentes desconhecidos.

Empresa quer mudar seu estilo
Empresa quer mudar seu estilo

“Queremos criar um produto que vai mudar o conceito de câmeras”, disse ele. Kimura ainda deixou a entender que a novidade poderia até não ser apenas uma câmera: segundo o executivo, a Nikon poderia ter produtos nessa linha lançados dentro dos próximos cinco anos. Quando perguntado se isso significava um possível celular, o presidente da empresa decidiu manter o mistério e driblou as perguntas.

Embora a Nikon tenha mostrado uma certa lentidão para inovar em algumas áreas, a empresa foi a primeira fabricante a desenvolver uma câmera baseada em Android, a Coolpix S800c, que acabou desapontando após com desempenho lento e pouca qualidade de imagemi. Comentários de Kimura sugerem que a empresa aprendeu com essa experiência e deve fazer um esforço maior no futuro.