Categorias

Nissan cria cadeira autônoma para filas

Esperar em filas é muito desagradável e também um problema universal. Agora, o Japão parece ter encontrado uma solução tecnológica para esse dilema: não o fim das filas, mas uma confortável cadeira autônoma.

A ideia partiu da Nissan, que adaptou o conceito dos seus carros inteligentes para cadeiras que são capazes de ficar organizadas em fila e avançar uma após a outra na medida em que vai chegando a vez.

A ProPILOT Chair identifica a cadeira seguinte e mantém uma distância fixa dela, guardando sua posição. Se a próxima cadeira avançar, todas avançam logo em seguida, de uma forma muito mais organizada que qualquer fila composta apenas por humanos. Qualquer semelhança com a animação Wall-E (por enquanto) é mera coincidência. Confira como funcionam:

Não está claro se o projeto da Nissan é um produto válido ou apenas uma jogada de marketing para a tecnologia similar adotada em sua linha de veículos Serena, que mantém uma distância fixa do carro da frente em congestionamentos. De qualquer forma, a empresa colocou um conjunto de seis cadeiras em teste até 2 de Outubro na porta de seu quartel-general em uma simulação de fila que não leva a lugar nenhum…

Mas, existe mercado para esse tipo de conceito, por incrível que pareça. A Nissan está aceitando cadastros de restaurantes que tenham interesse no Japão até 27 de Dezembro. A empresa prometeu que a partir do ano que vem a tecnologia da ProPILOT Chair estará disponível para alguns estabelecimentos selecionados, para que seus clientes aguardem confortavelmente do lado de fora, esperando sentados por uma vaga dentro do restaurante.