Categorias

Nissan quer carro com “bloqueador” de celular

Usar o smartphone no trânsito, enquanto se dirige, é um dos grandes perigos do mundo moderno e a Nissan está de olho em uma forma de coibir isso, instalando um “bloqueador” de celular nos carros.

Um compartimento no descanso de braço chamado de Nissan Signal Shield serve para o usuário guardar o celular e ali dentro não entra nenhum sinal de telefonia, Wi-Fi ou mesmo Bluetooth.

A ideia utiliza o conceito da Gaiola de Faraday para isolar o dispositivo e seu uso dependeria, é claro, da força de vontade do usuário: não apenas o motorista imprudente pode escolher não guardar o seu smartphone no compartimento, como também o simples ato de manter a tampa aberta já anula o efeito do bloqueio. Por enquanto, a iniciativa da Nissan é apenas um estudo de caso e não tem previsão de ser implementada para valer, mas vale a conferida no vídeo:

A tecnologia serve mais de alerta para a necessidade de que algo precisa ser feito do que exatamente uma solução. Afinal, um motorista consciente também poderia optar por simplesmente desligar o aparelho enquanto está no trânsito ou ignorar ligações e mensagens, sem a necessidade de uma tecnologia adicional para isso. Entretanto, a coragem da Nissan de abordar um problema que vem crescendo no dia a dia se junta ao aplicativo recém-lançado pela Samsung holandesa que tenta resolver o mesmo desafio.

Na ausência do famoso “bom-senso”, talvez os setores de tecnologia ou a indústria automobilística tenham mesmo que assumir as rédeas daqui pra frente nessa questão.