Categorias

Níveis de spam em e-mail chegam ao ponto mais baixo em uma década

Os níveis de spam em e-mail caíram para abaixo dos 50% pela primeira vez em 12, revela novos dados da empresa de segurança Symantec.

Pela primeira vez desde 2003, e-mails legítimos superaram os de spam, com mensagens indesejadas respondendo por apenas 49,7% das mensagens recebidas pelos clientes da Symantec.

Desde que o relatório foi publicado, os níveis de spam continuaram a cair ainda mais: Em 14 de julho, das 25 bilhões de mensagens monitoradas pela Symantec, apenas 46,4% eram lixo.

email-spam-600

A Symantec disse que outros golpes anteriormente populares, tais como phishing por senhas e e-mail com malware anexado, também tiveram um declínio em junho.

Nos últimos anos, órgãos de segurança do mundo todo têm invadido redes de spam e prendido ou acusado cibercriminosos. Além disso, a empresa de segurança disse que ações judiciais contra redes criminosas também ajudaram a reduzir a porcentagem.

Mas nem tudo é boa notícia: A queda de spam e phishing em e-mails sugere que os criminosos estão concentrando seus esforços em outras formas de roubar informações e dinheiro.

Ataques baseados em malware, ransomware e cripto-ransomware estão em ascensão.