Categorias

Nokia lança novo smartphone com Android: Conheça o Nokia X

É oficial: o primeiro smartphone da Nokia com Android está aqui. A Microsoft pode estar comprando parte da empresa em breve, mas a fabricante finlandesa ainda está levando o lançamento de três aparelhos com Android a diante: o X, X + e o XL. Como esperado, todos os três combinam o design dos Lumias com o hardware de baixo custo.

Nokia pode ter prometido lealdade ao Windows Phone, mas isso não impediu a empresa de experimentar com o Android. O X apresenta uma nova versão “bifurcada” do Android, que é parecida com o que a Amazon faz com sua linha Kindle Fire. Basicamente, a Nokia está usando os elementos de open source do Android e adicionando seus próprios serviços. A desvantagem para isso é que os dispositivos Nokia X não terão acesso à loja online de apps do Google ou aplicativos específicos da gigante, como Gmail, Chrome e Maps.

Empresa lançou três modelos diferentes: X, XL e X+
Empresa lançou três modelos diferentes: X, XL e X+

Com o Nokia X e o X+, a empresa diminuiu as especificações de hardware para garantir um valor de baixo custo: Assim, além de serem dual-SIM, há apenas 4 GB de armazenamento com 512 MB de RAM e uma câmera de 3 megapixels. Já o Nokia XL tem uma abordagem um pouco diferente, com um display de 5 polegadas e a combinação de uma câmera traseira de 5 megapixels e frontal de 2 megapixels.

Nokia X é o mais simples da linha
Nokia X é o mais simples da linha

Dentro dos smartphones ainda tem o novo recurso Fastlane, uma opção que já está disponível na linha Nokia Asha. Fastlane é uma mistura de notificações e atividade recente combinados em um só lugar. Contatos favoritos, fotos recentes e quaisquer notificações de aplicativos serão todas listadas em uma única interface de usuário.

NokiaX1_2

A Nokia diz que o X é apenas o primeiro de uma linha completa de telefones projetados para combinar a flexibilidade de aplicativos Android e os serviços da Microsoft e da Nokia. Membros adicionais da linha X devem estar chegando ainda neste ano.

A empresa confirmou que o X terá um lançamento mundial e será voltado para mercados emergentes, o que significa que ele deve estar chegando ao Brasil já nos próximos meses. Os preços começam em US$ 122, sem impostos.