Categorias

Nokia, Motorola e Samsung são líderes de reclamações no Brasil

Motorola lidera ranking de reclamações

O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) divulgou a lista de fabricantes de aparelhos celulares que mais receberam reclamações de clientes durante o ano de 2012. A Motorola aparece no topo, com mais de 700 reivindicações, sendo seguida pela Nokia e Samsung. 

As três primeiras colocadas no ranking foram a Motorola, com 788 reclamações, a Nokia, com 624 e a Samsung, com 567. A lista ainda aponta a LG, com 391 reclamações, a Sony, com 146 e Huawei, com 117.

Além da quantidade de reclamações, a Fundação Procon analisa também o índice de reparo de problemas de cada companhia e os resultados não foram bons para Motorola, que teve apenas 53% de suas reclamações solucionadas.

Embora a Apple apareça em oitavo no ranking, com apenas 66 casos de reclamação, a empresa conseguiu ficar na frente da Motorola com apenas 52% de sucesso no atendimento.Já a Nokia e Samsung conseguiram posições melhores no quesito: respectivamente, as empresas tiveram 66% e 95% de sucesso em soluções de problemas.

Para Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP, as fabricantes adotam por aqui políticas de pós-venda muito inferiores àquelas aplicadas em outros mercados: “Se em determinados países trocar um celular com defeito é algo muito simples, aqui o consumidor precisa muitas vezes recorrer a um órgão público como o Procon ou até mesmo ao Poder Judiciário”, apontou.

A Fundação Procon de São Paulo realiza o ranking anualmente a partir de dados tirados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, que reúne todas as queixas registradas por meio de um processo administrativo aberto quando não é apresentada uma solução para o caso na fase inicial do atendimento.