Categorias

Nono dígito em celulares passará a valer no Rio de Janeiro e no Espírito Santo a partir de domingo

Tarifas no país
A partir de domingo, celulares do Rio de Janeiro e Espírito Santo passarão a ter o nono dígito

A partir do próximo domingo (27), será incluído o nono dígito nos telefones celulares do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A partir de então, o dígito 9 deverá ser incluído no início dos números de celulares dentro das áreas 21, 22 e 24 (RJ), e 27 e 28 (ES).

A regra também é válida para o envio de mensagens. Até o dia 5 de novembro, as ligações feitas com apenas 8 dígitos serão completadas pelas operadoras. Depois dessa data, as operadoras interceptarão a chamada, e uma mensagem será tocada, orientando o usuário a refazer a chamada incluindo o 9.

Depois de 4 de fevereiro, as chamadas e mensagens que não contarem com o dígito 9 no começo do número simplesmente não serão completadas, e o usuário ouvirá um aviso dizendo que o número não existe.

A Anatel começou a implementar o nono dígito em celulares em julho de 2012, na área onde o código DDD é 11, incluindo a cidade de São Paulo. A medida está sendo tomada por conta da grande expansão da base de usuários do serviço de telefonia móvel, que está prestes a superar a capacidade oferecida pela combinação de números.

Por conta disso, a Anatel resolveu também padronizar a forma de fazer ligações, e vai legar o nono dígito para todo o país. Até dezembro de 2014, o nono dígito será incluído nos celulares dos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Maranhão. Até dezembro de 2015, chegará aos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Por fim, até dezembro de 2016 será implantado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal.