O evento da Apple de ontem, em São Francisco, nos trouxe diversas novidades, como por exemplo o iPad Pro de 12,9 polegadas e os iPhones 6S e 6S Plus.
Também foi anunciada a nova Apple TV, após 3 anos sem muitas novidades. O novo set-up-box será lançado em Outubro, com preços começando em US$ 149,00 (bem mais que os atuais US$ 69,00, diga-se de passagem) e várias novidades.
Dentre as novidades, vale lembrar que o dispositivo virá com um novo sistema operacional (baseado no iOS), chamado tvOS. Um controle remoto Bluetooth 4.0 com uma área sensível ao toque, além de giroscópio e acelerômetro, também faz parte do interessante pacote.
A nova Apple TV será bem mais que um simples dispositivo de streaming, permitindo inclusive a utilização de aplicativos iOS. Ela também virá equipada com um processador A8 de 64 bits (o mesmo do iPhone 6), e seu controle remoto terá um papel importantíssimo, uma vez que poderá ser utilizado durante a execução de games.
Sim, a Apple finalmente dará uma atenção maior aos games em seu dispositivo de streaming, disponibilizando inclusive títulos de consoles, como Disney Infinity. Guitar Hero Live, Skylanders SuperChargers e Geometry Wars 3: Dimensions Evolved também serão disponibilizados na caixinha, conforme anunciado pela Activision.
Siri na nova Apple TV
Outra novidade bacana no novo equipamento é a Siri. A assistente de voz estará presente e poderá ser utilizada em uma grande variedade de tarefas. Mas, infelizmente, nem todos poderão usufruir da Siri na quarta geração da Apple TV.
De acordo com documentos de desenvolvimento do tvOS, a Apple TV com a Siri será lançada em apenas 8 países e, é claro, o Brasil está fora da lista.
Aparentemente, serão lançadas duas versões, uma com suporte à Siri e outra sem. Nos dispositivos sem suporte à Siri, quando o botão de acesso à assistente de voz for pressionado o usuário será levado à busca, “apenas”.
Ainda não se sabe o porquê desta limitação, nem tampouco se a assistente será lançada em outros países posteriormente. Existe inclusive um agravante, aqui: o controle remoto com suporte à Siri (Siri Remote) possui microfones, enquanto aquele sem suporte à assistente não os possui, o que indicaria que uma simples atualização no firmware, por exemplo, não resolveria o problema.
De qualquer forma, é realmente triste saber que uma das novidades mais bacanas da nova Apple TV não será lançada em todos os países. É também triste percebermos mais uma vez que o Brasil ficou de fora.
Confira abaixo os países que contarão com a Siri na Apple TV, bem como as especificações do set-up-box:
Países que receberão a Apple TV com a Siri
- Austrália;
- Canadá;
- França;
- Alemanha;
- Japão;
- Espanha;
- Reino Unido;
- Estados Unidos;
Especificações da nova Apple TV
- Processador A8 de 64 bits;
- 32GB ou 64Gb de armazenamento interno;
- 2GB de memória RAM;
- Adaptador Ethernet 10/100Mbps;
- Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac;
- Resolução 1080p;
- HDMI;
- Controles Siri Remote Apple TV Remote;