Categorias

Nova atualização do Windows 10 está criando falha de reinicialização para alguns usuários

O Windows 10 foi lançado sem muitos problemas no final de julho, mas agora a Microsoft disponibilizou um update para o sistema que está dando dor de cabeça para alguns usuários.

O update, chamado de KB3081424, incorpora todos os reparos de bug lançados anteriormente para o novo sistema. KB3081424 está fazendo com que computadores com Window 10 fiquem presos em um loop de reiniciar.

Depois que a atualização é instalado, o Windows 10 tenta reiniciar a máquina como procedimento padrão. Mas um problema faz com que o sistema tente atualizar novamente e, como a Microsoft instalou uma política de atualização automática no 10, o computador fica tentando reiniciar eternamente.

windows110

A boa notícia é que o problema parece afetar apenas uma pequena porcentagem de usuários.

A causa do problema, de acordo com um artigo da Forbes, é uma má entrada no Registro, que é o banco de dados visível e editável para praticamente todas as configurações-chave do Windows.

Uma solução para o problema foi documentada no fórum do Windows e envolve a exclusão de determinadas chaves no Registro para se livrar da entrada ruim e, em seguida, deixando a atualização tente novamente.

Quem souber trabalhar com o registro pode tentar este procedimento, certificando-se de fez backup das chaves do registro associadas antes de excluí-las, obviamente.

Já quem não está familiarizado ou confortável trabalhando com isso provavelmente deve esperar até a Microsoft lançar uma correção oficial.

Correção temporária:

Digite “regedit” no menu Iniciar

Na janela que se abre vá para: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList

Em seguida, percorrer os IDs no ProfileList e exclua qualquer um que inclua ProfileImagePath, pois ele não deveria estar lá.

Feche o regedit, reinicie e na próxima vez o KB3081424 deve instalar corretamente.