Categorias

Nova era: Reddit revela novas regras sobre censura e bloqueio de conteúdo

No final dessa quinta-feira, o novo CEO do Reddit e seu co-fundador, Steve Huffman, realizou uma AMA (abreviação para “Ask Me Anything” – Pergunte-me qualquer coisa, em português), prometendo que ele iria responder a perguntas e usar o tempo “para decidir juntos quais são nossos valores”, na sequência de uma “atualização na política de conteúdo.”

Huffman explicou que vários tipos de conteúdo seriam proibidos sob as novas regras, que ainda não são finais, incluindo:

  • Spam
  • Qualquer coisa ilegal (ou seja, coisas que são realmente ilegais, tais como material com direitos autorais. DISCUTIR atividades ilegais, como uso de drogas, não será banido)
  • Publicação de informações privadas e confidenciais de alguém
  • Tudo que incita dano ou violência contra um indivíduo ou grupo de pessoas (mas pode dizer “eu não gosto deste grupo de pessoas.” Não é ok dizer: “Eu vou matar esse grupo de pessoas.”)
  • Qualquer coisa que assedie, intimide, ou abuse de um indivíduo ou grupo de pessoas
  • Conteúdo sexualmente sugestivo de menores
reddit-sony-hacks
Enquanto alguns subreddits estão sendo excluídos, outros são apenas escondidos

O executivo também esclareceu que, embora alguns sejam excluídos totalmente, outros subreddits com conteúdo adulto seriam simplesmente marcados como tal em uma nova aba no site, e que essa classificação “vai exigir um login, não aparece nos resultados de pesquisa ou listas públicas, e não irá gerar receita para o Reddit”.

Na prática, parece que o Reddit irá alternar entre fechar os piores subreddits e tentando colocar outros em isolamento.

Huffman também reconheceu que parte do problema é vem do próprio Reddit na hora de aplicar as regras que já existem, incluindo aquelas contra bullying e assédio. “Isso não é diferente do que temos agora, mas nós realmente precisamos aplicá-las [regras] melhor”, ele disse a um dos usuários.

O que significa, basicamente, que alguns subreddits muito ofensivos continuarão a existir, enquanto outros não. Huffman deu como exemplo /R/rapingwomen, que será banido pois “está incentivando pessoas a estuprarem”, enquanto um subreddit sobre nazismo, desde que não incite ativamente a violência, poderia permanecer.

“Nós passamos os últimos dias aqui discutindo e concordamos que uma abordagem como esta permite-nos, como uma empresa, de banir conteúdo que não desejamos associar com, mas dá aos indivíduos a liberdade para consumi-lo se escolherem”, ele escreveu.

“Isto é o que vamos tentar, e se usuários maliciosos continuarem a postar mensagens de ódio, vamos tentar abordagens mais agressivas”, disse.