Categorias

Novas próteses infantis trazem temas de Star Wars, Marvel e Frozen

A Disney fez uma parceria inédita com a fabricante de próteses infantis Open Bionics para oferecer às crianças dispositivos que remetem a personagens da ficção.

Sem precisar pagar nenhum centavo de direitos autorais, a Open Bionics poderá fabricar próteses inspiradas no Homem de Ferro, na princesa Elsa, de Frozen, e nos Jedis ou Siths de Star Wars.

O objetivo da iniciativa é ajudar as crianças a lidar com a ausência de um braço ou mão biológico. Segundo Joel Gibbard, CEO da Open Bionics, “de repente elas (as crianças) não estão sendo perguntadas sobre como perderam suas mãos, estão sendo perguntadas sobre como conseguiram essa mão robótica bacana, como se sentem e como elas funcionam”.

proteses

As próteses vem com luzes que funcionam como indicadores de como os impulsos nervosos estão sendo passados para o dispositivo e servem como diagnóstico para pais e médicos. Mas elas também ajudam a compor a fantasia infantil. No caso da prótese baseada em Star Wars, é possível até mesmo alterar a cor, para refletir qual lado da Força o usuário prefere.

A iniciativa faz parte do programa Techstar Disney Accelerator. Além do licenciamento gratuito de suas marcas, a Disney também contribuiu com um time criativo para criar o visual das próteses e garantir que elas representem adequadamente os heróis que as crianças gostam.

As próteses devem chegar ao mercado inglês até o final do ano e devem ter um custo médio de 500 dólares. De acordo com a Open Bionics, novos designs ainda estão em desenvolvimento para a linha.