Categorias

Novo golpe do WhatsApp: promoção do Nespresso

Campanhas maliciosas estão se tornando cada vez mais comuns no Whatsapp e a empresa de segurança ESET está alertando para o novo golpe que utiliza uma falsa promoção da Nespresso.

Disseminado através do WhatsApp, o golpe promete máquinas de café expresso para teste que posteriormente ficariam de presente para a pessoa, mas é tudo uma isca para atrair vítimas.

No golpe, o usuário atingido é induzido a convidar 10 amigos ou grupos do próprio aplicativo de troca de mensagens para conseguir resgatar a máquina de café. Com isso, o golpe se propaga para mais alvos e ainda ganha uma aparência de legitimidade. No momento em que a pessoa clica para fazer o resgate, é redirecionada para uma plataforma de publicidade que exige registro e cobra do usuário. Os cibercriminosos são então bonificados pelo volume de vítimas atingidas e seu o objetivo é justamente conseguir o maior número de inscrições nesses serviços não solicitados.

nespresso

“Estes golpes estão se tornando cada vez mais comuns, mas mesmo assim ainda acabam pegando muita gente”, lamenta Camillo Di Jorge, presidente da ESET.  Ele ressalta que “é importante que o usuário de WhatsApp redobre a atenção para encontrar os sinais que indicam que se trata de uma tentativa de golpe, como uma vantagem incomum, mensagens com links, erros de português e que indicam urgência, por exemplo”.