Categorias

Novo golpe no WhatsApp promete internet de graça para celulares

Enquanto o WhatsApp se prepara para ser um instrumento de comunicação oficial entre empresas e usuários, esses continuam sendo vítimas de golpes que prometem maravilhas mas só entregam fraudes.

A startup de segurança brasileira PSafe desvendou um novo golpe no aplicativo de mensagens que engana suas vítimas oferecendo o que seriam pacotes de dados de internet gratuitos para quem se cadastrar na falsa promoção.

De acordo com a PSafe, mais de 20 mil pessoas já foram vítimas da fraude desde a semana passada. Como é comum nesse tipo de golpe, após efetuar seu registro para receber o prêmio, a vítima é instruída a indicar mais dez contatos para também participarem da “oferta”. Prometendo pacotes de dados das principais operadoras, Oi, Claro, Vivo, TIM e Nextel, o golpe é bastante tentador para todos aqueles que não desconfiam que esse tipo de promoção não cai do céu e dificilmente uniria tantas operadoras rivais em uma mesma oferta.

Na primeira etapa do golpe, a vítima fornece informações importantes como seu nome, número de celular e operadora, que poderão ser aplicados em golpes no futuro ou vendidos para terceiros. Na fase seguinte da fraude, a vítima pode ser conduzida para a tela de um serviço de SMS pago, que irá consumir os créditos de sua operadora e gerar renda de afiliado para os cibercriminosos, ou então é induzido a fazer o download e a instalação de um malware que irá comprometer em definitivo a segurança do seu dispositivo.

Segundo a orientação da PSafe, “o usuário deve estar atento a qualquer tipo de promoções exageradas que chegam por mensagens, checando sempre se a promoção é real”. Sendo o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros de acordo com todas as pesquisas, o WhatsApp se tornou um alvo frequente de golpistas que tentam se aproveitar da ingenuidade de suas vítimas com falsas ofertas de produtos e serviços.