Categorias

Novo malware que rouba bitcoins é encontrado na Google Play

Aplicativos papel de parede falsificados virou telefones em robôs para o processo de poder e computacionalmente intensivo de produção de cripto- moeda , uma empresa de segurança móvel avisa .

Pesquisadores identificaram mais um malware na loja online do Google. O software malicioso secretamente aproveita o dispositivo do usuário para realizar o roubo de bitcoins.

O malware, apelidado BadLepricon, foi encontrado disfarçado de aplicativos de papel de parede e tinha centenas de instalações, de acordo com a Lookout, empresa de segurança móvel.

BadLepricon-Google-play-store1
App de papel de parede é fachada para malware

O Google removeu prontamente cinco desses aplicativos da Google Play depois de ser alertado sobre a situação.

“Esses aplicativos realmente cumpriram o propósito anunciado, já que oferecem papéis de parede”, Meghan Kelly, gerente de comunicações de segurança da Lookout, escreveu. “No entanto, sem avisar nos termos de serviço, o BadLepricon entra em um loop infinito onde – a cada cinco segundos – ele verifica o nível da bateria, conectividade, e se o visor do telefone está ligado”.

Como os dispositivos móveis se tornam mais poderosos e sofisticados, os autores de malware cada vez mais fazem tablets e smartphones de alvos para roubar moedas virtuais. O malware essencialmente transforma os dispositivos em robôs que usam uma grande quantidade de processador do computador e energia da bateria sem o conhecimento ou consentimento do proprietário do dispositivo.

BadLepricon também anonimamente controla sua carteira de bitcoins e pode fazer transações. O malware também utiliza um recurso chamado WakeLock para impedir que o dispositivo descanse, mesmo se a tela estiver desligada.