Categorias

NSA espionou os últimos três presidentes da França

A WikiLeaks revelou um novo conjunto de documentos vazados da NSA que comprovam que a agência norte-americana espionou pelo menos três presidentes da França.

De acordo com os vazamentos, a NSA tem uma infraestrutura sistematizada de monitoramento do alto gabinete francês, incluindo presidentes, ministros e secretários. Os documentos contém registros de conversações e até relatórios de segurança nacional interceptados.

Os presidentes  Francois Hollande (2012–hoje), Nicolas Sarkozy (2007–2012) e Jacques Chirac (1995–2007) estão na lista dos monitorados pela NSA. Ironicamente, entre os documentos publicados pela WikiLeaks há inclusive um relatório confidencial do governo francês demonstrando preocupação com a espionagem norte-americana.

Julian Assange, fundador da WikiLeaks, justifica a publicação dos documentos vazados: “o povo francês tem o direito de saber que seu governo eleito está sujeito a vigilância hostil de um suposto aliado”. E promete novidades: “leitores da França podem esperar mais revelações importantes na hora certa no futuro próximo”.

Ao contrário de vazamentos anteriores, a WikiLeaks não atribuiu este novo conjunto de provas a Edward Snowden. Embora o ex-funcionário da NSA tenha sido a principal fonte nos últimos anos, suspeita-se que a ONG tenha outro informante responsável por vazamentos.