Categorias

Número de dispositivos da Internet das Coisas vai superar o número de habitantes do planeta esse ano

A empresa de análise de mercado Gartner divulgou uma constatação surpreendente: o número de dispositivos da Internet das Coisas vai superar o número de habitantes do planeta ainda esse ano.

Segundo as projeções da consultoria, esse número pode chegar a 8.4 bilhões até o final do ano e atingir a impressionante marca de 20 bilhões de dispositivos conectados em 2020.

Aparelhos como câmeras de segurança, televisores, veículos, geladeiras, termostatos e agora até lixeiras deverá ter um crescimento de 31% em 2017, de acordo com a consultoria. Essa explosão da Internet das Coisas preocupa os especialistas em segurança, dada a precariedade dos mecanismos de proteção disponíveis nesses dispositivos e a facilidade de acesso encontrado por hackers para invadir e controlar esses equipamentos para seus propósitos.

gartner-iot

Ainda de acordo com o relatório divulgado pelo Gartner, os investimentos em dispositivos e serviços que estão impulsionando essa revolução devem chegar a 2 trilhões de dólares nesse ano, com regiões como China, América do Norte e Europa Ocidental liderando os gastos.