Categorias

Número de internautas no Brasil cresce 10% em um mês

Redes sociais impulsionam o crescimento no Brasil
Orkut e Twitter impulsionam aumento no tempo de navegação dos usuários de internet no Brasil, que ainda lidera entre os dez países pesquisados.

O número de internautas brasileiros no mês de julho deste ano cresceu 10% em relação ao mês anterior. Em junho, 33,2 milhões de usuários que acessam a internet de sua casa ou trabalho. Em julho, foram 36,4 milhões de pessoas.

O tempo médio de uso também cresceu, atingindo 71 horas e 30 minutos de tempo total, incluindo aplicativos, e de 48 horas e 26 minutos, considerando somente navegação em páginas. Em junho, o tempo de navegação pelas páginas da internet foi de 44 horas e 59 minutos.

O Brasil continua liderando nesse quesito. Nos Estados Unidos (segundo lugar no ranking), os usuários passam em média 42 horas e 19 minutos navegando pelas páginas da internet.

Segundo os números do Ibope Nielsen, a categoria que obteve maior tempo médio de uso foi o “Mensagens Instantâneas”, que chegou a 7 horas e 49 minutos por pessoa, crescendo 8% em relação a junho. Já a categoria “Comunidades”, que inclui redes sociais, blogs e fóruns, chegou a 4 horas e 57 minutos por pessoa, com crescimento de 15% no mês.

“Nesse mês, as redes sociais tiveram grande crescimento. Todos os sites da categoria cresceram, mas o destaque vai para o Orkut e o Twitter, que ganharam cerca de 3 milhões de novos usuários no Brasil no mês”, disse o analista de internet do Ibope Nielsen Online, José Calazans.

Em julho, o Orkut, rede social mais popular entre os brasileiros, foi usado por 87% dos internautas. “O Twitter, embora tenha alcance menor aqui, já começa a atrair mais gente, principalmente entre o público mais jovem e de mais alta escolaridade”, afirmou Calazans. O serviço de microblog cresceu de aproximadamente dois milhões de usuários no Brasil para 5 milhões.

Entre os dez países em que é realizada a pesquisa, o Brasil continua com o maior tempo por usuário, tanto na navegação em páginas quanto no tempo total, incluindo programas online.

Considerando apenas os usuários residenciais, o número de usuários ativos chegou a 27,5 milhões de pessoas, um crescimento de 7,4% em relação aos 25,6 milhões do mês anterior e de 8% sobre os 23,7 milhões de julho de 2008.

O tempo de navegação em residências em julho cresceu 9% sobre junho e 21% sobre julho de 2008, e atingiu a marca inédita de 30 horas e 13 minutos por pessoa.

O Nielsen começou a monitorar o acesso à internet no ambiente de trabalho apenas em maio deste ano. Antes, os dados contabilizavam apenas a navegação residencial.

Já os brasileiros que possuem acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros), o Ibope estima que o número tenha ultrapassado 64,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2009. Já os que têm acesso na casa ou no trabalho somam 44,5 milhões.

Com informações de IDG Now!.