0 Compartilhamentos 500 Views

Número de internautas no Brasil cresce 10% em um mês

20 de agosto de 2009

Redes sociais impulsionam o crescimento no Brasil
Orkut e Twitter impulsionam aumento no tempo de navegação dos usuários de internet no Brasil, que ainda lidera entre os dez países pesquisados.

O número de internautas brasileiros no mês de julho deste ano cresceu 10% em relação ao mês anterior. Em junho, 33,2 milhões de usuários que acessam a internet de sua casa ou trabalho. Em julho, foram 36,4 milhões de pessoas.

O tempo médio de uso também cresceu, atingindo 71 horas e 30 minutos de tempo total, incluindo aplicativos, e de 48 horas e 26 minutos, considerando somente navegação em páginas. Em junho, o tempo de navegação pelas páginas da internet foi de 44 horas e 59 minutos.

O Brasil continua liderando nesse quesito. Nos Estados Unidos (segundo lugar no ranking), os usuários passam em média 42 horas e 19 minutos navegando pelas páginas da internet.

Segundo os números do Ibope Nielsen, a categoria que obteve maior tempo médio de uso foi o “Mensagens Instantâneas”, que chegou a 7 horas e 49 minutos por pessoa, crescendo 8% em relação a junho. Já a categoria “Comunidades”, que inclui redes sociais, blogs e fóruns, chegou a 4 horas e 57 minutos por pessoa, com crescimento de 15% no mês.

“Nesse mês, as redes sociais tiveram grande crescimento. Todos os sites da categoria cresceram, mas o destaque vai para o Orkut e o Twitter, que ganharam cerca de 3 milhões de novos usuários no Brasil no mês”, disse o analista de internet do Ibope Nielsen Online, José Calazans.

Em julho, o Orkut, rede social mais popular entre os brasileiros, foi usado por 87% dos internautas. “O Twitter, embora tenha alcance menor aqui, já começa a atrair mais gente, principalmente entre o público mais jovem e de mais alta escolaridade”, afirmou Calazans. O serviço de microblog cresceu de aproximadamente dois milhões de usuários no Brasil para 5 milhões.

Entre os dez países em que é realizada a pesquisa, o Brasil continua com o maior tempo por usuário, tanto na navegação em páginas quanto no tempo total, incluindo programas online.

Considerando apenas os usuários residenciais, o número de usuários ativos chegou a 27,5 milhões de pessoas, um crescimento de 7,4% em relação aos 25,6 milhões do mês anterior e de 8% sobre os 23,7 milhões de julho de 2008.

O tempo de navegação em residências em julho cresceu 9% sobre junho e 21% sobre julho de 2008, e atingiu a marca inédita de 30 horas e 13 minutos por pessoa.

O Nielsen começou a monitorar o acesso à internet no ambiente de trabalho apenas em maio deste ano. Antes, os dados contabilizavam apenas a navegação residencial.

Já os brasileiros que possuem acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas e telecentros), o Ibope estima que o número tenha ultrapassado 64,8 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2009. Já os que têm acesso na casa ou no trabalho somam 44,5 milhões.

Com informações de IDG Now!.

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
112 visualizações
Artigos
112 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
217 visualizações
Artigos
217 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
359 visualizações
Artigos
359 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
414 visualizações
414 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
733 visualizações
733 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021