Categorias

O futuro dos smartphones na Microsoft

Os poucos usuários de Windows Phone que permaneceram fiéis aos smartphones da Microsoft podem estar prestes a se decepcionar novamente: tudo indica que a empresa está mesmo trocando os dispositivos por outra coisa.

Os celulares com a grife Microsoft atravessam uma fase complicada e tanto Satya Nadella, CEO da empresa, e Alex Kipman, um dos maiores engenheiros de hardware lá dentro, se pronunciaram sobre o futuro do modelo.

Sem nenhum aparelho novo lançado há mais de um ano, ocupando menos de 1% do mercado, a divisão do Windows Phone vai encerrar sua longa reestruturação em Junho deste ano, revelou Nadella. O executivo também sugeriu que o futuro dos smartphones da empresa será bem diferente do que se imagina: “então, quando você pergunta quando nós iremos fazer mais telefones, eu estou certo de que faremos mais telefones. Mas eles podem não se parecer com os telefones que estão por aí hoje”.

Rumores apontam para um possível dispositivo multifunção que possa atuar como smartphone e desktop, a exemplo do que já acontece com o Samsung Galaxy 8. Mas Nadella afirmou em entrevista que o foco da Microsoft no momento é se certificar que suas aplicações e serviços estejam se expandindo para as plataformas iOS e Android.

Do outro lado da empresa, Alex Kipman, um dos responsáveis pela tecnologia que impulsiona o HoloLens, o dispositivo de Realidade Aumentada da Microsoft, prefere uma abordagem mais direta para a questão: “o telefone já está morto. As pessoas apenas ainda não perceberam”. Em entrevista, Kipman não estava se referindo apenas ao Windows Phone, mas a todo o ecossistema atual dos smartphones.

O engenheiro está liderando um dos avanços mais ousados da Microsoft nos últimos anos e pode ser a resposta mais clara para o aparente desinteresse da empresa no mercado de smartphones. Segundo Kipman, dispositivos de Realidade Aumentada irão substituir os celulares a longo prazo, mas não se arrisca a especificar quanto tempo irá demorar para essa revolução se concretizar.