Categorias

Obama diz que população não sabe a história completa sobre PRISM

Presidente quer esclarecer o programa de segurança

Em meio à polêmica sobre o projeto PRISM, o presidente Barack Obama está afirmando que os norte-americanos não estão recebendo “a história completa” sobre o programa, que supostamente permite que o governo dos EUA tenha acesso direto aos servidores centrais de gigantes da tecnologia.

Obama disse em uma recente entrevista que o debate vem sendo distorcido, uma vez que há vantagens e desvantagens em cada programa que o país desenvolve para fins de segurança. O presidente ainda afirmou que o programa não significa um abandono de liberdade por parte dos Estados Unidos: “eu não acho que alguém diz que não somos mais livres só porque temos pontos de controle nos aeroportos”, comparou.

O presidente ainda observou que, como os programas da NSA são secretos, dado que eles são configurados para rastrear suspeitos de terrorismo, “o público não pode totalmente” entender como eles funcionam. Obama enfatizou que o governo criou todo um sistema de freios e contrapesos, e que a Agência não pode ouvir as chamadas e e-mails de telefone dos cidadãos norte-americanos, pela lei e pela regra, a menos que uma agência como o FBI vá até um tribunal e obtenha um mandado. 

Durante a entrevista, Obama também afirmou que fez um pedido à Agência para revelar mais sobre o PRISM, sem comprometer seu objetivo ou revelar identidades de suspeitos, porque, “se as pessoas estão fazendo julgamentos apenas com base nesses slides que vazaram, eles não estão recebendo a história completa”.