Categorias

Oi e Portugal Telecom se unem para criar operadora multinacional

Nessa quarta-feira (02), a Oi e a Portugal Telecom assinaram um acordo para uma futura fusão. A união entre as companhias deve gerar uma operadora multinacional chamada CorpCo, com operações envolvendo em torno de 260 milhões de pessoas e mais de 100 milhões de clientes.

Em comunicado, as empresas destacaram a CorpCo como um dos objetivos principais da fusão: juntas, as companhias pretendem desenvolver uma única companhia multinacional do setor de telecomunicações com sede no Brasil.

Multinacional terá sede no Brasil
Multinacional terá sede no Brasil

De acordo com as empresas, apesar da fusão, as marcas comerciais das operações da Oi e da Portugal Telecom serão mantidas em suas respectivas regiões de atuação, o que mudará é o controle e gestão, que serão únicos da CorpCo. “A combinação dos grupos pretende alcançar significativas economias de escala, maximizar sinergias operacionais e criar valor para seus acionistas, clientes e empregados”, explica o comunicado.

A futura fusão vem para consolidar a aliança industrial entre a Oi e a Portugal Telecom, que foi iniciada em 2010, quando a empresa portuguesa adquiriu uma participação de 22,4% do capital da Oi, num negócio estimado em R$ 8,4 bilhões.

Zeinal Bava, antigo CEO da Portugal Telecom e até então diretor-presidente da Oi, será o CEO da CorpCo e de suas subsidiárias.