Categorias

Ônibus autônomo colide duas horas depois de iniciar operações

Aparentemente, não adianta muito Inteligência Artificial para veículos autônomos enquanto motoristas humanos imprudentes continuarem nas estradas e um bom exemplo aconteceu nessa semana na cidade norte-americana de Las Vegas.

Apenas duas horas depois de sua inauguração, um ônibus inteligente colidiu com um caminhão por falha humana do motorista do outro veículo…

Dotado de GPS, sensores elétricos e algoritmos de navegação, após amplos testes antes de entrar em serviço público, o primeiro ônibus autônomo a ser colocado nas ruas de uma cidade dos Estados Unidos não resistiu a duas horas de barbeiragem, quando entrou em um cruzamento junto com o caminhão. Felizmente, a batida não causou ferimentos em nenhum de seus ocupantes ou no motorista do caminhão, mas a frente do ônibus ganhou um amassado significativo.

A polícia foi chamada ao local do acidente e apurou que o caminhoneiro avançou quando não devia e o ônibus inteligente chegou a executar uma freada diante da iminência do impacto, mas não deu para evitar o choque. O motorista do caminhão está sendo indiciado por direção imprudente e o ônibus autônomo voltou às ruas no dia seguinte, devidamente reparado. Seus desenvolvedores irão utilizar todos os dados coletados do incidente para aperfeiçoar seus sistemas, na medida do possível, para reduzir as chances de acidente em um próximo encontro com outro motorista imprudente.

O coletivo consegue transportar até 12 passageiros simultaneamente e seu trajeto está sendo oferecido de graça nessa fase inicial do serviço. O ônibus é capaz de interagir com sinais de trânsito e informar outros motoristas sobre suas manobras de embarque e desembarque.