0 Compartilhamentos 496 Views

Operadoras brasileiras também querem o fim da neutralidade da rede no país

5 de dezembro de 2017

Segundo fontes próximas ao setor consultadas por reportagens dos jornais O Globo e Folha de São Paulo, as operadoras nacionais estão se movimentando para pressionar o governo pelo fim da neutralidade da rede também no Brasil.

O objetivo é seguir o exemplo dos Estados Unidos, que está prestes a votar pela extinção de regras que garantiam a neutralidade da rede por lá, e tentar reverter algumas conquistas do Marco Civil da Internet por aqui.

Desde 2014, no Brasil, as operadoras de telefonia e os provedores de acesso a internet estão proibidos de diferenciar o tráfego de dados para determinados serviços ou plataformas, seja privilegiando alguns com gratuidades ou maior velocidade ou limitando o acesso a outros em virtude de acordos nos bastidores. Para as empresas, a negociação é vantajosa, uma vez que pode oferecer mais uma forma de monetização, ao privilegiar acessos a sites parceiros. Para o consumidor, o sistema pode parecer vantajoso também à primeira vista, ao conseguir descontos ou benefícios em seu plano de dados.

Mas os especialistas alertam que o ecossistema da internet sai prejudicado como um todo e isso também reflete no consumidor. De acordo com o advogado Ericson Scorsim, especializado em Direito da Comunicação, consultado pelo O Globo, “sem a neutralidade da rede, há riscos maiores aos novos empreendimentos digitais e de cobrança de preços mais altos pelos titulares de infraestrutura de redes”.

Ainda segundo o jornal, não há, por parte do governo no momento, “nenhum movimento” no sentido de alterar as regras da neutralidade da rede no Brasil. Outra fonte garantiu que o poder Executivo “não está disposto” a rever a questão. Questionado sobre a polêmica, o SindiTelebrasil, que representa as empresas de telecomunicações no Brasil, não quis fazer comentários.

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
93 visualizações
Artigos
93 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
200 visualizações
Artigos
200 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
341 visualizações
Artigos
341 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
398 visualizações
398 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
711 visualizações
711 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021