Categorias

Oracle altera a data de lançamento da próxima versão do Java

Java 8 foi adiado para melhorar segurança

A Oracle alterou a data de lançamento da próxima versão do Java. O Java 8 estava marcado para setembro de 2013, mas a companhia decidiu adiar para março de 2014.

Segundo o arquiteto-chefe do software, Mark Reinhold, a razão para o adiamento é a segurança.

– Manter a segurança da plataforma Java tem prioridade sobre o desenvolvimento de novos recursos, então os esforços de tornar a plataforma mais segura inevitavelmente tiraram os engenheiros do trabalho no Java – afirmou Reinhold.

Segundo ele, o principal recurso do Java 8, chamado “Projeto Lambda”, ainda está incompleto e não vale a pena lançar o software sem esse recurso. Por conta disso, o cronograma foi modificado.

A atualização mais recente do software foi lançada na terça-feira passada, e corrigiu 42 vulnerabilidades presentes no software. O update também adicionou mais restrições para a execução de applets que não possuem assinatura digital.

 

O recurso de applets é o maior problema com a segurança do Java. Os applets são executados a partir de um plug-in, presente nos browsers, e para impedir que causem danos ao sistema do usuário, o Java os isola em uma sandbox. Na sandbox, um software não pode instalar vírus ou realizar quaisquer atividades maliciosas. No entanto, hackers tem encontrado formas para burlar essa proteção, e escapar da sandbox para contaminar o sistema dos usuários.