Categorias

Oracle apresenta banco de dados 11g no Brasil

A Oracle apresentou hoje no Brasil a nova versão do seu banco de dados, o Oracle 11g.

No total, são 400 recursos adicionais ou aperfeiçoados em relação ao seu antecessor, o Oracle 10g, que está no mercado desde fevereiro de 2004. De acordo com a Oracle, o novo gerenciador de bancos de dados exigiu 15 milhões de horas em testes.

“Um componente chave do 11g é a ferramenta de grid computing, que estreou no 10g e agora ganhou mais recursos para melhor aproveitar a infra-estrutura tecnológica das empresas”, afirma Wiliam Hardie, VP de marketing de produto de banco de dados da Oracle.

Além do grid, o Oracle 11g foi aprimorado nas ferramentas de automação de testes de aplicativos, além de gerenciamento do ciclo de vida das informações, ILM, na sigla em inglês. Segundo Hardie, o sistema realiza a compressão de até três vezes o volume de dados, levando em conta a hierarquia das informações.

“As informações mais ativas ficam armazenadas nos dispositivos de maior capacidade operacional, deixando os dados históricos, por exemplo, em storage de menor desempenho”, diz Hardie.

Em sua apresentação, o executivo mostrou a diferença de custo para armazenar informações em uma unidade de alto desempenho, que pode chegar a 72 dólares por GB, enquanto um disco utilizado apenas para guardar o histórico de operações da empresa pode custar apenas 7 dólares por GB.

Outro recurso do 11g é o Oracle Secure Files, que consegue armazenar e gerenciar informações chamadas de não-estruturadas, como imagens, textos, ou mesmo arquivos XML. O foco é conseguir atingir segmentos do mercado corporativo que utilizam muito o recurso de imagem, como é o caso do setor de saúde.

Entre as outras funcionalidades do Oracle 11g aparecem ainda o Oracle Data Guard, para recuperação em caso de desastre; o Oracle Total Recall, que registra as alterações efetuadas no banco de dados; e o Data Revocery Advisor, que ajuda na redução no tempo de parada do sistema para recuperação de informações.

Uma das principais empresas de tecnologia do mundo, a Oracle registrou crescimento de 23% no fechamento do seu último ano fical, em maio de 2007. A companhia é conhecida por uma forte política de aquisições. Foram 36 empresas nos últimos três anos.

Com informações de INFO Online.