Categorias

Órgão americano queima equipamentos para se livrar de malware

Departamento de Comércio dos EUA queimou equipamentos para eliminar malware
Departamento de Comércio dos EUA queimou equipamentos para eliminar malware

O Departamento de Comércio dos EUA utilizou um método pouco convencional para se livrar de um malware que, supostamente, deixava seus computadores vulneráveis.

A chefia do órgão pediu a destruição de alguns equipamentos, como computadores, mouses, impressoras e até mesmo televisores. Os executivos fizeram o pedido pois acreditavam que os vírus tinham se espalhado por todo o tipo de aparelho eletrônico presente no escritório do órgão.

O fato foi divulgado após uma auditoria feita no departamento, para analisar o dinheiro gasto com serviços de TI. Os auditores afirmaram que descobriram o fato após ver um relatório, que formalizava a ordem para quebrar os equipamentos. No total, os equipamentos estavam avaliados em US$ 170 mil.

Ainda segundo a auditoria, o caso mostrou um grande despreparo dos executivos do departamento para lidar com assuntos da área de TI, e revelou que o malware só havia infectado dois dos 250 computadores em uso.

A auditoria pediu uma equipe especializada, e solicitou ao Departamento de Comércio dos EUA que contrate uma empresa de segurança sempre que houver uma suspeita de vírus ou ataque na rede do órgão, e proibiu a destruição de equipamentos em qualquer hipótese.