Para manter o número de pessoas interessadas em baixar o Symphony, a empresa triplicou o número de servidores para seu download nos primeiros dias após o lançamento.
A IBM informou, nesta quarta-feira (26/09), que foram feitos 100 mil downloads do pacote de softwares gratuitos Symphony, que concorre com o Office, na primeira semana de seu lançamento.
Ficamos surpresos com a velocidade com que as pessoas aderiram ao lançamento, declarou o gerente da IBM Collaboration e do Lotus Software, Mike Rhodin.
Para manter o número de pessoas interessadas em baixar o Symphony, a empresa triplicou o número de servidores para seu download nos primeiros dias após o lançamento.
Segundo Rhodin, as pessoas agora só precisam de um endereço válido de e-mail para baixar o pacote de aplicações, pois os usuários acharam muito complicado ter que se inscrever para obter uma senha e nome de usuário na IBM antes de fazer o download.
Por conta disto, é difícil saber se são consumidores ou empresas que estão baixando o Symphony. Contudo, Rodhin afirma que a IBM está mais interessado que o software atinja um grande número de pessoas do que no perfil de quem o utiliza.
Os aplicativos são baseados no OpenOffice.org e no framework Eclipse, para facilitar a construção de plug-ins. A empresa brasileira Totvs já está construindo uma aplicação ERP (do inglês enterprise resource planning) para os aplicativos.
O intuito da empresa é de promover o uso do formato Open Document for XML (ODF). Tanto a IBM quanto outros defensores do ODF, como a Sun e o Google, têm travado uma batalha contra a Microsoft para promover seu interesse no formato.
Contudo, até então, nenhum dos softwares como o Symphony ou o StarOffice da Sun, baseados no formato de código aberto, apresentaram sucesso em roubar o mercado do Office.
Este não é apenas mais um pacote de aplicativos OpenOffice, declarou Rodhin. Fizemos investimentos no formato para criar uma experiência de negócios com ele.
Antes de lançar o Symphony, a IBM incluiu no pacote o Lotus Notes 8, a última versão de seu software de colaboração – outra área importante na estratégia de competição com a Microsoft.
A empresa planeja lançar um segundo beta do software nas próximas seis ou oito semanas, com um lançamento “total” esperado para o próximo ano, de acordo com Rhodin.
A IBM oferecerá, então, suporte de negócios para as aplicações mediante uma taxa, mas Rhodin reconhece que a empresa não espera o sucesso deste serviço. A idéia do suporte é somente que as empresas se sintam mais confortáveis em implementar o Symphony.
Com informações de Computer World.