Categorias

Padronização do Open XML é rejeitada por um voto

O grupo de empresas que defende a padronização do Open XML perdeu uma votação bastante importante para desenvolver uma alternativa ao Open Document Format (ODF), padrão criado e apoiado pela comunidade de software livre. O grupo executivo do Comitê Internacional para Padrões de Tecnologia da Informação (da sigla em inglês, INCITS) rejeitou, por um voto, a aprovação do formato Open XML, que tem a Microsoft como seu principal promotor.

O ODF foi aprovado como um padrão ISO no ano passado, sinal que poderia ganhar apelo entre organizações que preferem tecnologias que contem com padrões do tipo.

Recentemente, porém, a Microsoft vem buscando que seu Open XML também tenha o ISO, através da aprovação pelo Comitê Integrado de Tecnologia (da sigla em inglês, JTC-1), que define padrões técnicos tanto para o ISO como para a Comissão Eletrotécnica Internacional.

“O debate está correndo o mundo agora, em uma batalha travada por todos os países que já assumiram suas posições na questão”, afirma Andrew Updegrove, advogado que defende o movimento de código aberto.

A INCITS tem até o dia 2 de setembro para decidir se suportará o padrão Open XML dentro do JTC-1, mas a votação desta semana mostra um cenário refratário aos interesses da Microsoft.

Com informações de Terra.