Categorias

Página falsa do Facebook rouba informações pessoais de usuários

Sempre é preciso ficar atento à URL no navegador.

Senhas e números de cartões de crédito estão sendo roubados a partir de uma página falsa da rede social mais popular do mundo. Se o usuário não estiver realmente atento à barra de endereços, passa despercebido pela diferença na URL, que mostra o termo “Faceboourk”.

Para o usuário não ver o destino final do link, o golpe acontece através de uma URL encurtada vinda de memes e vídeos virais postados no Facebook. Ao clicar, o usuário se depara com uma página idêntica a de início da rede social e, ao efetuar o login, recebe o aviso de que precisa atualizar suas configurações de privacidade e dados pessoais.

Depois de roubar os dados preenchidos, que inclui números de cartões de crédito, código de segurança e data de validade, o site envia o usuário de volta para a página real do Facebook, como se nada tivesse acontecido. Para simular uma proteção de dados, ele ainda inclui um gráfico com captcha e pede seu preenchimento. 

Pelo que pode ser visto, a página não está mais no ar, mas vale recomendar atenção extra ao clicar em links dentro da rede social.