Categorias

Países ocidentais rejeitam regulamentação mundial da internet

Reunião da ONU terminou sem acordo

Em uma reunião realizada ontem pela Organização das Nações Unidas, o estabelecimento de uma norma mundial de gestão de internet causou divergência, e os países não chegaram a um acordo. Muitos países ocidentais, liderados por EUA e Reino Unido, alegaram que uma das propostas concederia poder demais à ONU e outras autoridades.

– É com grande pesar e sensação de oportunidades perdidas que os EUA se veem forçados a comunicar que não poderemos assinar o tratado em sua forma atual – disse o embaixador norte-americano Terry Kramer.

As declarações do embaixador foram dadas em conferência da União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma organização subordinada à ONU.

Apesar disso, outros países devem assinar o acordo hoje. O documento, porém, terá pouco efeito prático, visto que as principais economias não concordaram com o tratado.

Os representantes dos países que resistiram ao acordo afirmaram que pretendem continuar pressionando por algo que consideram como “modelo de múltiplos grupos de interesse”. Essa proposta nada mais é do que um modelo onde organizações privadas vão determinar padrões e desempenhar papéis importantes no desenvolvimento da mídia.