Categorias

Palavra ‘website’ confunde juiz britânico

Um juiz britânico admitiu nesta quarta-feira (16) durante um julgamento ter dificuldades para entender o termo “website” — a afirmação foi feita quando ele julgava três homens acusados de incitar terrorismo pela internet.

O juiz Peter Openshaw interrompeu o questionamento de uma testemunha sobre um fórum on-line usado por supostos radicais islâmicos. “O problema é que eu não compreendo a linguagem. Eu realmente não entendo o que é um website”, disse ele em um tribunal londrino durante o julgamento de três homens acusados de terrorismo.

O promotor Mark Ellison brevemente deixou de lado suas perguntas para explicar os termos “website” e “fórum”. Após trocarem algumas palavras, o juiz de 59 anos admitiu: “Eu não compreendi bem os conceitos.”

Material islâmico violento publicado na internet, incluindo decapitações de reféns ocidentais é parte central do caso. Concluindo a sessão de quarta-feira e antecipando o testemunho de um especialista em computação na quinta-feira, o juiz disse a Ellison: “Você pedirá a ele para ser simples? Temos que começar do básico.”

Younes Tsouli, 23 anos, Waseem Mughal, 24, e Tariq al-Daour, 21, negam diversas acusações baseadas na legislação britânica Terrorism Act, incluindo incitar outra pessoa a cometer atos terrorista “inteira ou parcialmente” fora do Reino Unido.

Com informações de G1.