Categorias

Para a Presidente Dilma, Uber “tira emprego de muitas pessoas”

Em uma entrevista coletiva concedida no Palácio do Planalto, a Presidente Dilma Rousseff se posicionou ao lado dos taxistas na disputa contra os serviços do aplicativo Uber.

“Eu acho que o Uber é complexo porque tira emprego de muitas pessoas. Não é uma coisa tranquila. Ele tira os taxistas do seu emprego”, declarou a presidente.

Mas Dilma Rousseff também reconheceu que o serviço faz parte do avanço tecnológico. E citou seu avô, que fabricava selas para cavalos no passado: “a tecnologia sempre produziu isso no mundo. Você imagina o que aconteceu com emprego dele quando apareceram os carros. A vida é assim”.

Para a chefe do Poder Executivo, é necessário que Estados e Municípios regulamentem as atividades do Uber. A atuação do aplicativo de caronas pagas não está dentro da área de atuação do Governo Federal. “Não é União que decide isso”, explicou Dilma.

O Uber vem sendo alvo de polêmicas, não apenas no Brasil, mas em todos os países do mundo onde funciona. De um lado estão taxistas que reclamam de concorrência desleal, uma vez que os motoristas particulares do Uber não estão sujeitos às mesmas obrigações fiscais que a categoria. Do outro lado, os usuários garantem que o Uber oferece um serviço de maior qualidade. A questão vem sendo debatida, com diferentes resultados em cada cidade.