Categorias

“Passageiro do Futuro” vai finalmente ir para a Realidade Virtual

Quem frequentava as telas de cinema ou as videolocadoras nos anos 90 já conhece essa tal de “Realidade Virtual” que voltou à moda agora, principalmente graças ao filme Passageiro do Futuro.

A película de ficção-científica de 1992 ficou meio esquecida durante todas essas décadas, mas finalmente ganhará uma adaptação justamente para a mesma Realidade Virtual que profetizava.

A produtora Jaunt anunciou a adaptação durante o festival de filmes alternativos Sundance nos Estados Unidos. Por enquanto, não há data prevista para lançamento, diretor ou roteirista envolvido, ou mesmo um elenco confirmado, mas a Jaunt está confiante de que a ida do Passageiro do Futuro para a Realidade Virtual começará a ser gravada ainda em 2017.

Para quem não se lembra ou não viveu essa época, o filme original era levemente inspirado em uma história de Stephen King (o autor nega e chegou a processar a produção para remover seu nome dos créditos). Na trama, um cientista especialista em Realidade Virtual, interpretado por Pierce Brosnan, utiliza a tecnologia para estimular a inteligência de um rapaz da vizinhança que corta sua grama (daí o nome em inglês, The Lawnmower Man ou o “Homem do Cortador de Grama”).

Mas o experimento dá errado quando a cobaia usa os estímulos de forma excessiva, desenvolve uma personalidade vingativa e se transforma em uma entidade maligna que deseja habitar o mundo digital mas ganha habilidades de alterar a própria realidade física. Na época, o filme exibia elementos autênticos de Realidade Virtual, como headsets e imagens geradas por computador, mas todo o resto era completamente absurdo. Confira o trailer:

Passageiro do Futuro chegou a ter uma continuação nas telonas que passou em brancas nuvens e duas adaptações para jogos eletrônicos que também não deixaram lembranças. Com a experiência para Realidade Virtual, a Jaunt pretende ressuscitar esse clássico 25 anos à frente do seu tempo.