Categorias

Paypal substitui Java por JavaScript

O Paypal sabe a diferença entre Java e JavaScript. E trocou o primeiro pelo segundo para simplificar o desenvolvimento web e entregar páginas para os usuários com mais velocidade. Como?

Até o ano passado, o Paypal, o maior sistema de pagamento digital do planeta, usava a linguagem Java para criar suas aplicações web no servidor. Mas percebeu que o entrosamento entre seus engenheiros e a equipe de criação de páginas web poderia melhorar. A partir daí, surgiu a ideia de implementar JavaScript nos dois lados: no lado do cliente e no lado do servidor.

Aposentando o Java, foi adotado o node.js para os servidores. O node.js é uma plataforma construída em cima do runtime de JavaScript do Chrome que permite que os desenvolvedores criem aplicações rápidas e escaláveis usando JavaScript.

Segundo Jeff Harrell, Diretor de Engenharia do PayPal, a mudança para o node.js “unificou nossos profissionais de engenharia em um time único que nos permite compreender e reagir às necessidades dos usuários em qualquer nível da estrutura tecnológica”.

O ganho de performance foi sensível: as aplicações que foram migradas para o novo modelo demonstraram uma melhora de 35% na velocidade de resposta às requisições em comparação com suas versões em Java. Uma das aplicações convertidas apresentou 33% menos linhas de código e exigiu 40% menos arquivos para funcionar.