Categorias

Pesquisa: Android ultrapassa iOS nos EUA e amplia liderança na Europa e América Latina

De acordo com um novo relatório da Kantar Research, o Android continua o mais popular sistema da indústria de telefonia móvel em quase todos os mercados globais, deixando até mesmo o iOS em segundo.

Os dados da pesquisa mostram que dispositivos que executam o sistema operacional do Google foram responsáveis por pelo menos 50% ou mais das vendas nos EUA, Europa, América Latina, Austrália e China durante os últimos três meses de 2013. Em algumas regiões, a participação do Android chega a ser superior a 75%.

A empresa de pesquisa descobriu que o Android retomou o primeiro lugar no mercado dos EUA, ficando com 50,6% das vendas totais de smartphones entre outubro e dezembro de 2013. Atrás vem o iOS, com 43,9% e o Windows Phone com 4,3%.

As três plataformas ficaram na mesma ordem em toda a Europa, embora as margens sejam um pouco diferentes. O Android detém uma participação de 68,6% nos cinco maiores mercados europeus (Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha). O iOS ficou em segundo lugar com 18,5% e o Windows Phone vem atrás com 10,3%.

Gráfico mostra posição dos sistemas nos diferentes mercados
Gráfico mostra posição dos sistemas nos diferentes mercados

Os números totais são baseados em médias de toda a Europa, e podem variar de mercado para mercado. Assim, o Windows Phone está, por exemplo, à frente do iOS na Itália (onde detém 17,1% do mercado, deixando a Apple com 12,8%).

O Windows Phone também detém o segundo lugar na América Latina: apesar de dominar apenas 4,9% das vendas durante o período, ele ainda ficou na frente do iOS (4,3%). Mas, assim como na Europa, o Android domina a América Latina, tendo uma estimativa de 83,5% das vendas.

Enquanto os sistemas crescem e dominam cada vez mais o mercado, a BlackBerry continua a lutar no mundo inteiro: sua participação de mercado é quase inexistente nos EUA, Europa e América Latina.