Categorias

Pesquisa: Hackers usam senhas fracas também

Uma análise feita por pesquisadores de segurança da empresa de anti-vírus Avast revelou que hackers podem usar senhas fracas assim como todos nós.

Usando uma amostra de cerca de 40.000 senhas coletadas em anos de análise de malware, o Avast constatou que apenas 10% das senhas foram “além das capacidades normais de adivinhação ou cracks”. Quase nenhuma das senhas das amostras continham caracteres maiúsculos, apesar dos avisos regulares de especialistas em segurança para se usar uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas.

hackers

A maioria usa palavras em inglês e frases comuns incluem variações de”pass, root e hax”. A palavra mais freqüentemente usada é hack. Surpreendentemente, o comprimento médio de senha tinha somente seis caracteres, e apenas 52 passwords tinham mais de 12.

Hackers poderiam usar senhas pequenas e fáceis simplesmente porque não temem serem atacados por outros hackers, ou para evitar o uso de suas senhas reais em atividades de malware. De qualquer maneira, eles claramente nem sempre são tão conscientes com segurança como se poderia supor.

Avast