Categorias

Pesquisa mostra relação entre atividade no Facebook e disturbios mentais

Pesquisadores da Universidade de Missouri, nos EUA, encontraram relação entre a anedonia – a falta de prazer em realizar qualquer atividade – e a atividade social da pessoa, no Facebook.

A anedonia é um sintoma que se manifesta em casos de depressão, neurastenia e alguns tipos de esquizofrenia.

O estudo chamado “Perfis de redes sociais correlacionados com esquizotipia” conclui que indivíduos com mais pontos na escala de anedonia possuem menos amigos no Facebook, postam menos fotos próprias, e levam mais tempo para se comunicar com outras pessoas.

O estudo aponta que terapeutas poderão criar novos critérios para estabelecer diagnósticos utilizando-se de redes sociais, ao invés de se basearem somente em relatos dos pacientes.

– Os questionários atuais dependem da memória de uma pessoa, que pode ou não ser precisa. Ao acessar um perfil na rede social, somos capazes de identificar outros elementos da comunicação do indivíduo, que traz novos significados – afirmou a coordenadora do estudo, Elizabeth Martin.

A pesquisa foi publicada no jornal “Psychiatry Research”, e entrevistou 211 estudantes universitários, identificados com o distúrbio.