Categorias

Pesquisa: Seu telefone pode dizer se você está deprimido

Parece que o seu telefone pode saber mais sobre você do que você pensa.

Um novo estudo publicado ontem no Journal of Medical Internet Research nos EUA detalha como GPS e sensores em smartphones podem determinar se o usuário está exibindo sinais de depressão.

Pesquisadores foram capazes de usar os dados de smartphones para determinar os sentimentos de participantes com até 86,5% de precisão.

her

Os participantes baixaram um app de aquisição de dados de sensores que permite a criação de “intervenções comportamentais e experiências sensíveis ao contexto”.

Cerca de 40 pessoas foram convidadas para preencherem uma avaliação online com um questionário de dados demográficos e outro comumente usado para avaliar sintomas depressivos, que produz pontuações que variam entre 0 e 27, de 20 a 27 sendo a depressão grave.

A partir dali, os pesquisadores analisaram os dados do aplicativo, acompanhando quantas vezes os usuários estavam em seus telefones, quantas vezes saíram de casa, e quantas vezes desviavam de suas rotinas diárias.

No final, foi descoberto que os usuários “com sintomas depressivos” diagnosticados através do questionário, “tendem a se mover menos através do espaço geográfico”.