0 Compartilhamentos 497 Views

Pesquisador de segurança que ajudou a parar o WannaCry é preso nos EUA

Marcus Hutchins, o pesquisador de segurança que ajudou a parar a expansão do WannaCry em Maio deste ano, foi preso nos Estados Unidos na noite dessa quarta-feira.

Embora seja cidadão britânico, ele se encontra no momento detido sob a custódia do FBI e encara a acusação de ser um dos envolvidos na criação do Cavalo de Troia bancário Kronos, em 2014.

Hutchins, de apenas 22 anos, tornou-se famoso ao descobrir uma falha no sistema de comando e controle do WannaCry : no código-fonte da ameaça, havia um link de conexão para um servidor de comando, para receber novas instruções ou baixar novos módulos. Mas o pesquisador percebeu que o domínio não havia sido registrado e tomou a iniciativa de registrá-lo para si, interrompendo o funcionamento de componentes importantes do ransomware.

marcus-hutchins

Ainda que tenha utilizado a alcunha de MalwareTech na internet, tabloides ingleses descobriram sua verdadeira identidade e seu endereço e publicaram sem sua autorização. Hutchins estava nos Estados Unidos para participar do evento de segurança Def Con, realizado em Las Vegas. No aeroporto, ao tentar retornar para o Reino Unido, o pesquisador foi abordado por policiais federais norte-americanos, removido do saguão de espera e conduzido para uma instalação de detenção, em Nevada. Seu paradeiro atual é desconhecido, mas sabe-se que está sob a guarda do FBI.

O consulado do Reino Unido em Nova York  declarou que está “em contato com as autoridades locais em Las Vegas”. De acordo com um porta-voz do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a prisão de Hutchins decorre do seu papel exercido na “criação e distribuição do Cavalo de Troia bancário Kronos”, acontecido em Julho de 2014 e Julho de 2015. O porta-voz também esclareceu que o incidente não tem qualquer relação com o envolvimento de Hutchins no ataque do WannaCry.

O Kronos é capaz de roubar credenciais de suas vítimas e injetar conteúdo nos principais navegadores para alterar páginas bancárias de forma imperceptível. O vírus também possui capacidades furtivas e pode evitar detecção por parte de alguns antivírus.

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
93 visualizações
Artigos
93 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
200 visualizações
Artigos
200 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
341 visualizações
Artigos
341 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
398 visualizações
398 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
711 visualizações
711 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021