Categorias

Pesquisadores conseguem velocidade de 6 Gigabit/s em transmissão sem fio

Um time de pesquisadores do Fraunhofer Institute e da University of Stuttgart, na Alemanha, conseguiu uma velocidade de 6 Gigabits por segundo em uma transmissão sem fio através de uma distância de 37 quilômetros.

A marca é um recorde mundial de velocidade e permitiu a transferência do conteúdo de um DVD completo em menos de 10 segundos de conexão, sem falhas.

A velocidade conquistada é 10 vezes superior ao recorde anterior e só foi possível graças ao uso de transmissores e receptores extremamente eficientes sintonizados em uma frequência de rádio de 71-76 GHz, a chamada Banda E do espectro, reservada para transmissões de satélite e terrestres.

transmissor

O principal obstáculo desse tipo de onda é a perda de qualidade com a distância, o que levou à criação de um par de transmissão/recepção calibrado com o máximo de eficiência possível através de uma tecnologia de transistores desenvolvida internamente pelos pesquisadores. O resultado do experimento foi o estabelecimento de uma conexão estável entre as cidades de Colonha e Wachtberg, separadas por 36,7 quilômetros de espaço aberto.

Com a evolução da tecnologia da Banda E, o recurso pode ser utilizado como uma solução viável para áreas remotas onde o custo de conectividade por fibra ótica ou cabeamento convencional seria impraticável. Outra aplicação para a pesquisa seria a implementação rápida de uma conexão de alta velocidade para regiões atingidas por catástrofes ou outros eventos que afetem a infraestrutura de rede local.