Categorias

Pesquisadores desenvolvem bateria que pode ser recarregada infinitas vezes

Dois pesquisadores da Universidade da Califórnia Irvine, nos Estados Unidos, desenvolveram uma bateria que aparentemente pode ser recarregada infinitas vezes.

Em testes realizados por Reginald Penner e Mya Le Thai, foi possível realizar 200 mil recargas em laboratório sem que a dupla detectasse qualquer sinal de perda de capacidade ou degradação de seus componentes.

Baterias de lítio-ion convencionais possuem nanofios milhares de vezes mais finos que um fio de cabelo que aumentam a superfície da área dos eletrodos da bateria, mas são extremamente frágeis e se deterioram ou partem após cerca de 5000 a 7000 ciclos de recarga. Isso força o usuário a conviver com uma bateria que descarrega mais rapidamente ou que simplesmente para de dar carga, obrigando a uma troca de unidade ou mesmo de dispositivo eletrônico.

A solução encontrada pelos pesquisadores da UC Irvine foi envolver esses nanofios em uma carapaça de dióxido de manganês e envolvendo a estrutura em uma solução gelatinosa eletrólita que protege sua integridade física.

Reginald Penner, o professor responsável pelo projeto, se mostrou espantado com a descoberta: “Mya (doutoranda do departamento de Química) estava testando coisas e ela envolveu o negócio todo com uma camada muito fina de gel e começou dar ciclos nele. Ela descobriu que só de usar o gel, ela poderia dar ciclos de carga centenas de milhares de vezes sem perder qualquer capacidade. Foi insano, porque essas coisas normalmente morrem de forma dramática depois de 5000, 6000 ou 7000 ciclos no máximo”.

O artigo contendo a descrição da experiência foi publicado online pela universidade e pode revolucionar o tempo de vida das baterias que impulsionam todos os nossos dispositivos móveis em um futuro próximo.