Categorias

Petição pela eleição de Hillary Clinton é a maior da História

Hillary Clinton será a próxima presidente dos Estados Unidos. Pelo menos, se depender da vontade da maior petição online já realizada na história da internet.

O site Change.org registrou mais de 4.6 milhões de assinaturas exigindo que a candidata Democrata seja eleita pelo Colégio Eleitoral, no lugar do vitorioso Donald Trump.

A marca é um recorde histórico mas provavelmente terá pouca ou nenhuma influência no resultados das eleições norte-americanas. No complicado processo eletivo do país, as urnas decidiram por representantes que deverão fazer valer a vontade dos eleitores, confirmando a escolha do candidato Republicano. Tradicionalmente, os membros do chamado Colégio Eleitoral não mudam seus votos, mesmo havendo essa possibilidade dentro da legislação.

A petição foi iniciada por Daniel Brezenoff, que trabalha na área de Serviço Social e, em menos de um mês, atingiu proporções estratosféricas. Mas não é a única: existem atualmente mais de 6.200 abaixo-assinados no Change.org relacionados de alguma forma a Donald Trump, tanto a favor como contra sua vitória e suas posições políticas e ideológicas.

Brezenoff pede que os membros do Colégio Eleitoral façam o que está sendo chamado de “voto consciente”, amparado na decisão da maioria numérica da população eleitora dos Estados Unidos, que decidiu com um maior número de votos válidos que Hillary Clinton seja eleita presidente. Uma mudança nessa escola na proporção dos desígnios do Colégio Eleitoral seria uma reviravolta sem precedentes na História da Democracia na nação norte-americana. A decisão final está marcada para o dia 19 de Dezembro.