Categorias

PewDiePie se recusa a fazer novamente piadas nazistas

O popular e muitas vezes controverso YouTuber PewDiePie já fez muitas vezes piadas nazistas em seu canal no passado, se meteu em problemas por causa disso, mas agora afirma que parou em definitivo.

“Eu acho que agora é um bom momento como outro qualquer para dizer que eu não quero ter nada a ver com essas pessoas”, afirmou Felix Kjellberg em um desabafo aparentemente sincero.

A mudança de perspectiva do YouTuber mais bem pago da internet aconteceu em consequência da escalada de ódio e violência acontecida em Charlottesville, no estado norte-americano da Virginia, nesse último final de semana. Os tumultos provocados por neonazistas, supremacistas brancos e xenofóbicos culminaram na morte de uma pessoa. Para Kjellberg, foi um choque de realidade.

“Eu era tipo, ‘o que é isso, são apenas piadas. Não existem nazistas de verdade lá fora. O que vocês estão falando?’. E então eu olho para isso, e estou tipo, ‘Oh! Oh, OK. Eu estou vendo’. E se por algum motivo os Nazistas acreditam que é legal que eu esteja fazendo aquelas piadas, eu não quero dar esse benefício para eles. Então, eu estou parando”, afirmou o YouTuber. PewDiePie chegou a ser chamado de “herói” no passado pelo site The Daily Stormer, um dos principais porta-vozes do movimento neonazista, mas ele reitera que isso não irá mais acontecer.

O YouTuber sempre argumentou que não se identificava com os ideais anti-semitas do nazismo e que quem o conhecia pra valer, como seus milhões de seguidores, sabia identificar que tudo não passava de uma gozação. E reclamava quando representantes da mídia ou entidades de defesa dos direitos humanos protestavam contra o que ele chamava de brincadeiras. A partir de agora, ele prefere não deixar mais qualquer margem para dúvidas: “a essa altura, eu realmente apenas quero me distanciar de tudo isso”.

https://www.youtube.com/watch?v=EKvMtWzchs0