Categorias

Piratas estão usando vídeos em 360º para esconder filmes completos no YouTube

A pirataria descobriu uma nova forma de esconder filmes completos dentro do próprio YouTube: usando vídeos em 360º.

O que parece um vídeo em 360º comum, na verdade pode exibir um filme inteiro se o usuário girar a cena em determinada direção e esse truque estaria enganando sistemas automatizados de proteção.

O YouTube possui mecanismos automáticos que rastreiam o conteúdo publicado na plataforma em busca de produções protegidas por direitos autorais. É um algoritmo tão agressivo que são frequentes falsos positivos, onde produtores de conteúdo original são marcados erroneamente por violação de copyright. Entretanto, filmes em 360º parecem confundir o sistema, que analisa somente o que aparece na visualização normal.

Mas foi descoberto que é possível esconder outro conteúdo completamente diferente em determinado ângulo do vídeo, burlando a vigilância dos mecanismos de identificação do YouTube. Quem estiver interessado em assistir o conteúdo pirateado precisa apenas girar a cena, ajustar para focar o filme e aproveitar a brecha no sistema.

Por enquanto, o YouTube não se manifestou oficialmente sobre os casos relatados. Mas é de se imaginar que seja apenas uma questão de tempo até que o algoritmo seja configurado para lidar com esse tipo de tática.