Categorias

Platfora transforma Inteligência Empresarial usando Big Data

Platfora investe em HTLM5 e Hadoop
Os planos da Platfora são de transformar e mudar completamente o jeito de visualizar e analisar business data, e o carro chefe dessa ideia é o Hadoop. Bem Werther, CEO e fundador da empresa, descreve o estado atual da inteligência empresarial como sendo uma espada de dois gumes: armazéns de dados tradicionais são maduros, mas limitados, porque o rigoroso processo de adicionar dados e mudar esquema essencialmente forçam analistas a viver dentro dos limites do que está disponível para eles. E a Platfora pretende mudar isso.

O software usa o Hadoop como armazenamento de dados em escalas, a partir do qual os usuários podem pegar os conjuntos de dados e manipular as variáveis que são mostradas e até mesmo ver como os dados se relacionam com outros. Platfora chama esse processo de gerenciamento de dados de “construção de uma lente”.

O que torna o produto realmente atraente, porém, é como os usuários podem interagir com os dados, uma vez que eles são visualizados em gráficos. Platfora também utiliza seu próprio banco de dados in-memory para armazenar mais de um terabyte de metadata, que é a base do que a empresa chama de tecnologia “Fractal Cache”. Isso significa que o usuário pode mudar de ideia sobre quais dados deseja incluir ou como ele está relacionado e, em seguida, começar a analisar novamente sem problemas.

Apesar da forte competição, a empresa não está preocupada com o futuro do software, pelo contrário, para Werther, cada um de seus concorrentes é parte de um movimento maior para interromper um mercado lucrativo para produtos de BI que os analistas estimam em US $ 12 bilhões. Para ele, todos podem ganhar se acelerarem o uso do Hadoop.