Categorias

Pokémon Go cai da primeira posição na App Store

Afinal, a febre de Pokémon Go esfriou ou continua forte? Se depender dos números da App Store nos Estados Unidos, a febre passou: o jogo da Niantic Labs perdeu a liderança do faturamento diário.

Menos surpreendente que a queda de interesse no jogo dos Pokémons é o retorno de Clash of Clans para o topo do lista, consolidando-se como campeão absoluto da posição.

Desde o seu lançamento até o dia 19 de Setembro, Pokémon Go permaneceu como o aplicativo de maior rendimento da App Store por 74 dias seguidos. Mas Clash of Clans, que havia sido desbancado pelo novo jogo, acumula desde seu lançamento 347 dias como o título em que os usuários mais gastam na plataforma, uma marca que a Niantic Labs precisará de muitos meses para conseguir superar.

Na verdade, de acordo com dados coletados pela consultoria Sensor Tower, Pokémon Go não ocupa nem o segundo lugar em dias como líder de gastos. O viciante Candy Crush Saga chegou a acumular 109 dias na primeira posição desde sua estreia na loja da Apple.

Pode parecer que, a princípio, a Niantic Labs não está conseguindo monetizar seu jogo como deveria para aproveitar o impulso de popularidade. Mas a queda de Pokémon Go do ranking na verdade é resultado de uma estratégia da Supercell, desenvolvedora de Clash of Clans, que atualizou o jogo com novas cartas que precisam ser compradas e investiu pesado em publicidade desde o lançamento do rival.

São grandes as chances de Pokémon Go virar a mesa novamente: a Niantic Labs prometeu novas funcionalidades para breve, como batalhas entre jogadores, eventos ao vivo e novas criaturas para capturar. Além disso, o jogo ainda não chegou em dois mercados extremamente valiosos: China e Coreia do Sul. A expectativa é que a febre volte a reacender e o jogo quebre novos recordes.