Categorias

Político sul-coreano usa StarCraft para cativar os eleitores jovens

No Brasil, político promete dentadura. Nos Estados Unidos, promete-se um muro. Mas na Coreia do Sul o que manda é StarCraft e um candidato à presidência do país está usando o jogo para conquistar os eleitores jovens.

Moon Jae-in é um conhecido defensor dos direitos humanos e sua campanha está fazendo algo inédito: distribuindo mapas customizados do jogo clássico de estratégia para download.

Os dois mapas, chamados de “Moonters” são na verdade versões levemente modificadas de um mesmo mapa já existente do título da Blizzard. Seus assessores de campanha apenas adicionaram mais minerais  no mapa, para facilitar a vida de quem pretende triunfar nesses cenários. Estaria Moon prometendo um futuro de prosperidade para seus eleitores? Será que as capacidades de modificação de mapa de sua equipe são limitadas? É tudo um chamariz para atrair votos? Tire suas próprias conclusões:

As eleições presidenciais na Coreia do Sul acontecem em um clima de nervosismo: a presidenta Park Geun-hye sofreu um impeachment, após um escândalo de corrupção que envolveu altas esferas, empresários e levou para a prisão o comandante da Samsung. Como o voto no país não é obrigatório, as urnas costumam ter uma taxa de ausência de 62.87% dos cidadãos habilitados a votar, então cada eleitor conquistado é importante para decidir os resultados.

Não se sabe se a estratégia de Moon está funcionando, mas pesquisas apontam que o candidato de StarCraft está liderando as pesquisas eleitorais. Resta saber se a vitória estará mesmo em suas mãos no dia 9 de Maio, quando acontece o pleito, ou se vai faltar mineral para sua conquista…