Categorias

Português é o quinto idioma mais utilizado na internet

Portugês é o 5º maior idioma da web
O português é o quinto idioma mais utilizado na internet, ficando atrás do inglês, chinês, espanhol e japonês, segundo uma pesquisa da União Internacional de Telecomunicações. Segundo a UIT, mais de 82,5 milhões de usuários utilizam o português para se somunicar e navegar pela web.

O idioma ficou a frente de línguas como o alemão, o árabe e o russo, e perdeu pára o japonês – quarto idioma mais utilizado – por cerca de 16,6 milhões de usuários. A UIT atribui o crescimento da utilização do idioma à expansão da internet no Brasil, na última década.

De forma geral, a utilização da internet cresceu 481,7%, sendo acessada por 2,1 bilhões de pessoas.

Apesar de ser um dos idiomas que menos cresce em utilização, o inglês é a língua mais utilizada na internet há mais de dez anos, com cerca de 565 milhões de usuários (26,8% do total), mas essa hegemonia está ameaçada pelo idioma chinês, utilizado por 510 milhões (24,2%) de usuários. Em terceiro lugar, o espanhol é utilizado por 165 milhões de usuários (7,8%).

Dentre os idiomas mais utilizados na internet, as populações que utilizam o alemão e o japonês são as mais conectadas do mundo, com 79,5% e 78,4% dos usuários com acesso à internet, respectivamente. Em terceiro lugar, estão os usuários que utilizam o coreano, com 55,2% de sua população conectada, e os que falam inglês, com 43,4% de acesso à rede. Os povos que utilizam o português estão em sétimo, com 32,5% das pessoas com acesso à internet.