Categorias

Presidente da Anatel afirma que operadoras de telefonia não atingem metas de conexão de internet móvel

João Resende e Eduardo Levy

O presidente da Anatel, João Resende, afirmou que há um hiato entre o número de vendas das empresas de telefonia, e os investimentos destas companhias em infraestrutura. Ele também admitiu que o acesso a dados ainda é precário, no país.

Resende afirmou que as operadoras não estão atingindo a meta de 98% de êxitos em tentativa de conexão via internet móvel, e assumiu que ainda serão necessários muitos investimentos para a implantação da internet 4G no país. Serão necessárias mais de 9500 novas torres de celular, para que o serviço 4G possa entrar em funcionamento de forma eficaz.

O diretor-executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levy, afirma que, em grande parte, o que atrasa a instalação dessas torres são as leis restritivas regionais.

– É preciso que se tenham regras claras, que possam ao mesmo tempo proteger o meio ambiente e garantir a segurança jurídica – afirmou.

Levy também apresentou dados que mostra que as empresas de telefonia, juntas, investem diariamente cerca de R$ 63 milhões no país. Ele também afirmou que já existem mais de 259 milhões de chips ativados no país, e 85 milhões de clientes com conexões de internet banda larga, acrescentando que 3127 municípios possuem cobertura 3G, número bem superior aos 928 previstos para a Anatel, até o fim do ano.

As declarações de Resende e Levy foram dadas em uma audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, para debater assuntos gerais às operadoras de telefonia.